Categorias
Jogos históricos

Overdose de futebol: o Festival Britânico de 1951

No verão de 1951, o governo do Reino Unido promoveu o Festival of Britain, um evento em comemoração ao centenário da Great Exhibition of the Works of Industry of All Nations, uma feira cultural que envolveu diversas nações e foi um grande sucesso na época, com mais de 6 milhões de visitantes durante os mais de 140 dias de duração da exposição. Porém, o novo evento seria focado apenas na Grã-Bretanha e, na verdade, tinha como um de seus objetivos oferecer a sensação de recuperação pós-Guerra.

Foram realizadas ações em várias cidades em torno de temas como as ciências e as artes. O esporte, claro, não poderia ficar de fora. Houve apresentações de diversas modalidades como cricket, netball (uma espécie de basquete muito popular entre as mulheres), ciclismo, hockey e futebol.

Entre os dias 7 e 19 do mês de maio daquele ano, dezenas de partidas de futebol foram realizadas entre times locais, times ingleses contra equipes de outros países, e até mesmo entre seleções. Uma verdadeira overdose de futebol! Inclusive, o primeiro confronto entre as seleções da Inglaterra e da Argentina na história aconteceu neste festival, com vitória dos ingleses por 2 a 1. Infelizmente, nenhum time brasileiro foi convidado. Ou, ao menos, não há informações sobre algum convite.

A lista realmente completa de partidas é incerta, mas uma grande parte dos jogos realizados pode ser encontrado AQUI.

Alguns duelos chamam a atenção. No dia 7 de maio, o Tottenham, campeão inglês da temporada 50/51, foi derrotado por 1 a 0 para o Austria Viena. O futebol austríaco no pós-Guerra se tornou irrelevante, principalmente se levarmos em conta que era um dos “países do futebol” nas primeira décadas do século XX. Ainda assim, há alguns registros vitoriosos contra times dos grandes centros. No dia seguinte, o Chelsea goleou o Floriana, tradicional equipe da ilha de Malta, por 5 a 1.

No dia 9, vários jogos interessantes aconteceram. O Derby County empatou em 1 a 1 com o alemão Borussia Dortmund. O mesmo placar foi registrado no duelo entre Liverpool e Saarbrucken, também da Alemanha. O Huddersfield Town venceu o PSV Eindhoven por 4 a 2. Os iugoslavos do Partizan venceram o Hull City por 3 a 2. Já os rivais do Estrela Vermelha saíram derrotados por 2 a 1 diante do Preston North End.

No dia 12, o Estrela Vermelha conseguiu segurar os vice-campeões ingleses do Manchester United, em um empate de 1 a 1. O United viria a ser o campeão na temporada 51/52. Naquele mesmo dia, o Tottenham se redimiu e venceu o Dortmund por 2 a 1.

Vale lembrar que confrontos entre equipes de países diferentes, especialmente com ingleses envolvidos, eram raros naquela época. A Copa dos Campeões da Europa, por exemplo, só viria a ter início em 1955.

Deixe um comentário